ATM

ATM: TRATAMENTO, SINTOMAS, ODONTOLOGIA
Ao sentir dores na cabeça ou nas regiões próximas ao pescoço, as pessoas costumam identificá-las como enxaquecas ou condições problemáticas dos músculos. Mas nem sempre é isso. Muitas vezes, tais incômodos podem ser sintomas de uma disfunção da ATM. A denominada articulação temporomandibular se responsabiliza pela conexão entre o osso temporal do crânio e a mandíbula. Ela situa-se na parte da frente das nossas orelhas em relação a lateral da cabeça.
ATM ODONTOLOGIA
Tal articulação ATM é dotada de flexibilidade e age em relação a possibilidade de mastigação e ao ato de mastigar comidas, além do ato de cantar, falar e, ainda, bocejar. Essa musculatura é responsável pelo controle de quaisquer movimentações do maxilar que produzimos. Portanto, ao passo que existe uma disfunção da ATM, a denominada DTM, inicia-se toda a condição problemática.
De acordo com especialistas, trata-se de uma dor que prejudica a função do grupo por diversas razões.
São elas:
- Ansiedade;
- Estresse;
- Problemas em relação a desgaste ósseo;
- Problemas em relação a ligamentos responsáveis pelo sustento de articulações.
- Má oclusão
Esses fatores podem levar ao bruxismo, ou apertamento dental.
ATM SINTOMAS
Há uma variedade de sintomas da disfunção da ATM, sendo difícil identificar a condição, justamente por ter semelhança às características comuns de várias patologias como dores de cabeça ou resfriados. Porém, o mais importante é atentar-se aos sintomas apresentados e a frequência com que ocorrem.
Alguns sinais que podem ser a indicação da disfunção da ATM surgem como:
- Dor de cabeça frequente, semelhante à enxaqueca;
- Dor de ouvido, pressão e dores atrás da região dos olhos;
- Sensação de desencaixe da mandíbula ao fechar ou abrir a boca;
- Dor ao bocejar, no ato da mastigação ou pela abertura demasiada da boca;
- Mandíbula que trava, fica presa ou se desloca;
- Modificação na maneira de encaixe entre os dentes inferiores e superiores (oclusão).
Estes sinais também podem abranger dores de dentes, problemas auditivos, tonturas, dores nos ombros superiores e, inclusive, zumbidos na região dos ouvidos.
ATM TRATAMENTO
As metodologias para a reversão do cenário têm variação de acordo com o problema. Há diversas estratégias modernas para tratar a disfunção da ATM. Uma das técnicas é aplicar a toxina botulínica, quando há problemas dos músculos, com as placas de acetato em situações como o mencionado bruxismo, ou o procedimento cirúrgico, utilizado em último recurso, em casos em que ocorra o deslocamento de discos ou o ato necessário de lubrificar.
Entretanto, para compreender a melhor forma de tratamento, é fundamental buscar um profissional dentista o mais rápido possível, para que ele possa fazer a orientação quanto ao método indicado para tratar a disfunção da ATM.
Ainda que não tenha cura para a disfunção da ATM, existem possíveis tratamentos que reduzem de forma considerável os sinais mencionados anteriormente.
Essas abordagens têm variações conforme a tipologia da dor e o grau de complexidade. Os tratamentos que se destacam por serem menos invasivos são sempre a primeira alternativa.
Metodologias de terapia física como o uso de ultrassom, o calor, a eletroestimulação e o laser são possíveis metodologias a serem utilizadas. Placas de mordida e diversos outros sistemas intraorais, ao passo que tenham uma boa indicação, auxiliam muito.
Não é difícil que aconteça também a indicação de remédio relaxante de músculos e anti-inflamatórios. Em determinadas situações, à medida que se confirme as dores crônicas dos músculos, é possível fazer a prescrição de medicamentos anticonvulsivantes e antidepressivos, que auxiliam no controle dos desconfortos.
Estratégicas de menor convenção como as relacionadas a relaxamentos também auxiliam no controle das tensões musculares de mandíbula. Em determinados casos, a toxina botulínica pode ter o emprego, porém deve haver muita criticidade. O procedimento cirúrgico tem recomendação em média de 4 a 5% das situações.
Em caso de dúvidas, é importante consultar o cirurgião-dentista que tenha especialização em disfunção da ATM. Só ele poderá fazer a indicação correta, além de um diagnóstico mais apurado da situação.